Meio Ambiente (Brasil)

##plugins.themes.gdThemes.journalSlogan##

QUALIS-CAPES

B1

2021-2024
quadriênio

##plugins.themes.gdThemes.language##

Meio Ambiente (Brasil)

##plugins.themes.gdThemes.general.eIssn##: 2675-3065 | ##plugins.themes.gdThemes.general.issn##: 2675-3065


##plugins.themes.gdThemes.metrics##

PlumX
Dimensions
Altmetric
scite_

Resumen

DOI

O presente artigo buscou analisar as matérias jornalísticas sobre questões ambientais publicadas em três jornais de maior circulação em Moçambique, nomeadamente, o Diário de Moçambique, o Notícias e O País, tendo recorrido à revisão de literatura e análise de conteúdo de 90 recortes de notícias ambientais. A análise e discussão das matérias publicadas permitiu a classificação do conteúdo em categorias de problemas ambientais, sendo que no conjunto dos jornais, as chuvas e inundações constituíram a notícia ambiental mais veiculada, seguido de ventos e ciclones, gestão de resíduos e biodiversidade. A maioria das notícias ambientais aparece como acontecimento de cariz informativo, destacando os impactos sociais e económicos dos eventos ambientais adversos. As causas da destruição ambiental e a acção humana sobre o ambiente são pouco evidenciadas, suscitando a especialização dos jornalistas em assuntos ambientais. Todavia, o jornal Notícias é o único com uma página regular sobre assuntos ambientais, denominada Ciência, Ambiente e Tecnologia.

Citas

  • BECK, U. (2011). Sociedade de Risco: rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Editora 34.
  • Conjo, M. P. F., Chichango, D. B., & de Jesus, O. M. (2021). O papel da mídia na divulgação de informação sobre mudanças climáticas em Moçambique. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 7(11), 1635-1654.
  • Da Costa Bueno, W. (2007). Jornalismo Ambiental: explorando além do conceito. Desenvolvimento e Meio ambiente, 15.
  • Da Silva, M. B., Araújo, C. L., & Silva, J. S. (2020). Mídia e meio ambiente: A representação de atores sociais em notícias sobre as tragédias de Mariana e Brumadinho. New Trends in Qualitative Research, 4, 377-390.
  • De Abreu, G. X., & Felix, J. D. A. B. (2008). O meio ambiente na mídia–um estudo de caso do jornal de maior circulação de Brasília. Universitas: Arquitetura e Comunicação Social, 5(1).
  • Diário de Moçambique (2023, Março 25).
  • de Araújo Rodas, C., & Di Giulio, G. M. (2017). Mídia brasileira e mudanças climáticas: uma análise sobre tendências da cobertura jornalística, abordagens e critérios de noticiabilidade. Desenvolvimento e Meio Ambiente, 40.
  • Farranguane, A. J. (2015). O meio ambiente na imprensa moçambicana: o caso do Jornal Notícias. Dissertação de mestrado. Mestrado em Comunicação e Informação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre, Brasil.
  • Hannigan, J. (1995). Sociologia ambiental: a formação de uma perspectiva social. Editora Piaget, Lisboa.
  • Langa, N. (2021). Papel da Comunicação Social na promoção da Educação Ambiental em Moçambique: O caso de Estudo do Jornal Notícias de 2018. Monografia de graduação. Licenciatura em Educação Ambiental. Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique.
  • Sociedade do Notícias (2019). Sobre nós. Cidade de Maputo, Novembro 5. Disponível em https://jornalnoticias.co.mz/sobre-nos/sociedade-do-noticias-s-a/sobre-nos/ Acessado em 4/07/2023.

##plugins.themes.gdThemes.identifiers##