Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Meio Ambiente (Brasil)?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Antes de ler as diretrizes para os autores, recomendamos o leitor observar as políticas da Meio Ambiente (Brasil) (Foco e Escopo, Política de Seção, Processo de Avaliação, Periodicidade, Arquivamento, Declaração de ética e boas práticas, Triagem Anti Plagio e Situações Excepcionais), disponíveis em: https://meioambientebrasil.com.br/index.php/MABRA/about/editorialPolicies

 

SOBRE OS MODELOS PARA SUBMISSÃO NA REVISTA  [A REVISTA RECOMENDA QUE O AUTOR BAIXE TODOS OS MODELOS ABAIXO DURANTE A LEITURA SOBRE A SERVENTIA DE CADA UM]:

Todos os modelos estão expostos abaixo em seus respectivos tópicos. Todas as diretrizes da revista acerca da formatação, figuras, tabelas, citações, referências e outros pormenores estão incluídas dentro do modelo; caso haja ainda alguma dúvida sobre a formatação do artigo para a revista, utilize como base alguma edição anterior da revista. Se ainda persistir dúvidas, entre em contato conosco.

- MODELO GERAL DA REVISTA 2019 - [ CLIQUE PARA BAIXAR O MODELO  ]

Os autores deverão seguir o modelo proposto na revista para adequar seu trabalho nas normas da mesma. O modelo está exposto no link a seguir: CLIQUE PARA BAIXAR O MODELO. No ato da submissão, o texto deverá ser enviado no formato WORD. Ressaltamos que arquivos fora do modelo da revista (Sem cabeçalho da revista, muitas normas inadequadas, etc), não serão avaliados.

 

- CARTA DE CONCORDÂNCIA - [ CLIQUE PARA BAIXAR A CARTA DE CONCORDÂNCIA ]

Os autores deverão baixar e preencher a Carta de Concordância. Nela os pesquisadores se comprometem que todos os que estão na publicação trabalharam de forma justa na mesma, a fim de terem o direito de estarem no manuscrito. Após as assinaturas dos pesquisadores, o documento deve ser submetido para a revista no formato PDF via documentos suplementares. Caso algum pesquisador não consiga preencher, o primeiro autor se responsabilizará pelo ausentes CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A CARTA DE CONCORDÂNCIA.

 

- CARTA DE APRESENTAÇÃO - [ CLIQUE PARA BAIXAR A CARTA DE APRESENTAÇÃO ]

A Carta de Apresentação é necessária para você preencher os dados dos autores do artigo, uma vez que a revista utiliza a revisão por pares cegos. Logo, todos que desejam submeter trabalhos deverão baixar esse documento, CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A CARTA DE APRESENTAÇÃO

Além disso, nesse documento o autor explanará a importância da sua pesquisa nos dias atuais e sua relação com o cotidiano. Após os devidos preenchimentos e jusficativas, o pesquisador deverá submeter via documentos suplementares o arquivo em WORD.

 

- MODELO SEÇÃO COMUNICAÇÃO - [ CLIQUE PARA BAIXAR O MODELO SEÇÃO COMUNICAÇÃO ]

O Modelo Seção Comunicação é necessário para você preencher as informações sobre o assunto que você deseja escrever para a revista, seja um resumo de um livro, uma resenha crítica ou uma tradução. Todos as diretrizes necessárias estão expostas dentro do documento, então é muito importante você baixa-loCLIQUE AQUI PARA BAIXAR O MODELO SEÇÃO COMUNICAÇÃO

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

 

Existem TRÊS (3) modalidades para submissão e publicação na Meio Ambiente (Brasil): 


PRIMEIRA MODALIDADE - COMUNICAÇÃO E MEIO AMBIENTE

CONDIÇÕES GERAIS:  É o espaço onde você pode publicar análises de conteudos clássicos ou importantes na literatura fora do Brasil ou brasileira. Ademais, opiniões bem fundamentadas também incluem-se nesse escopo.

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO: O(s) Pesquisador(es) que desejarem publicar seu manuscrito nesta modalidade, no ato da submissão deve escolher a aba (Comunicação e Meio Ambiente) e submeter o documento abaixo

A) Modelo Seção Comunicação (Procedimento normal de submissão, em WORD)

B) Carta de Concordânca (Documentos suplementares, em PDF)

--

SEGUNDA MODALIDADE - COTIDIANO E MEIO AMBIENTE

CONDIÇÕES GERAIS: É o espaço para publicação de trabalhos de cunho atual; a curta publicação é intencional e remete a leitura fácil, rápida e universal. Todos os artigos, relatos de experiências, notas científicas, revisões bibliográficas ou documentais que estiverem ENTRE 4 A 8 PÁGINAS serão enquadradas nesta modalidade INDEPENDENTE DO ASSUNTO (Eixos norteadores)

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO: O(s) Pesquisador(es) que desejarem publicar seu manuscrito nesta modalidade, no ato da submissão deve escolher a aba (Cotidiano e Meio Ambiente) e submeter os documentos abaixo

a) Carta de Concordânca (Documentos suplementares, em PDF)

b) Carta de Apresentação do manuscrito (Documentos Suplementares, em WORD)

c) Manuscrito completo [Modelo Geral] (Procedimento normal de submissão, em WORD)

Caso o autor não submeta as informações acima pedidas, o manuscrito será recusado na integra.  

--

TERCEIRA MODALIDADE - ARTIGOS COMPLETOS

CONDIÇÕES GERAIS: Todos os artigos, relatos de experiências, notas científicas, revisões bibliográficas ou documentais que estiverem com IGUAL OU MAIOR QUE 10 PÁGINAS serão enquadradas nesta modalidade E DEVERÃO SER SUBMETIDOS PELO EIXO NORTEADOR MAIS ADEQUADO PARA A PESQUISA. Os eixos norteadores e seus respectivos sub grupos estão expostos no link: https://meioambientebrasil.com.br/index.php/MABRA/index

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO: O(s) Pesquisador(es) que desejarem publicar seu manuscrito nesta modalidade, no ato da submissão deve escolher a aba que mais se enquadra em seu trabalho (Meio Ambiente e Ciências Sociais / Tecnologia e Estudos Ambientais / Planejamento e Meio Ambiente) e submeter os documentos abaixo

a) Carta de Concordânca (Documentos suplementares, em PDF)

b) Carta de Apresentação do manuscrito (Documentos Suplementares, em WORD)

c) Manuscrito completo [Modelo Geral] (Procedimento normal de submissão, em WORD)

 
Caso o autor não submeta as informações acima pedidas, o manuscrito será recusado na integra. 
 

SOBRE RECUSA DE ARTIGOS: 

A) OS ARTIGOS RECUSADOS PELA REVISTA PELA AUSÊNCIA DE DOCUMENTOS PODEM SER SUBMETIDOS APÓS O INTERVALO DE 4 MESES

B) OS ARTIGOS RECUSADOS PELA REVISTA POR SOLICITAÇÃO DOS AVALIADORES PODEM SER SUBMETIDOS NOVAMENTE APÓS O INTERVALO DE 6 MESES. 

C) OS ARTIGOS COM DECISÃO EDITORIAL APLICADA, CASO NÃO SEJA SUBMETIDO UMA NOVA VERSÃO SOLICITADA OU NÃO TENHA JUSTIFICADO A AUSÊNCIA DO AUTOR CORRESPONDENTE, SERÃO RECUSADOS NO INTERVALO DE 1 MÊS (PODENDO SER SUBMETIDO NOVAMENTE APÓS 6 MESES)

D) ARTIGOS ENQUADRADOS EM SITUAÇÕES EXCEPCIONAIS E RECUSADOS NÃO TERÃO MAIS OPORTUNIDADE DE SEREM SUBMETIDOS NA MABRA

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. As URLs para as referências foram informadas quando possível.
  3. Estão sendo submetidas a Carta de Concordância e a Carta de Apresentação, devidamente preenchidas respeitando as normas da MABRA. O artigo submetido não tem informações dos autores expostas.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. O autor leu as diretrizes de políticas da revista sobre a declaração de ética e procedimentos excepcionais.
  5. Para pesquisas que envolveram animais, seres humanos, comunidades específicas e outros nichos sensíveis os procedimentos éticos (Comitê de Ética em Pesquisa) foram realizados e aceitos anteriormente, sendo expostos o número do documento (ou protocolo) no texto submetido.
  6. Todos os autores trabalharam na pesquisa e todos estão de acordo em submeter o trabalho na revista. Ao submeter o trabalho na Meio Ambiente (Brasil), o autor principal ou o correspondente se responsabilizará por eventuais processos advindo de plágios acadêmicos e outros eventos casuais.
 

Declaração de Direito Autoral

Material protegido por direitos autorais e plágio. No caso de material com direitos autorais ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não Revista ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar. Se existir alguma suspeita sobre a originalidade do material, a Comissão Editorial pode verificar o manuscrito por plágio. Nos casos em que o plágio for confirmado, o manuscrito será devolvido sem revisão adicional e sem a possibilidade de re-submissão. Auto-plágio (ou seja, o uso de frases idênticas de documentos publicados anteriormente pelo mesmo autor) também não é aceitável.

O (s) autor (es) no ato da submissão do manuscrito deverão assinar um acordo prévio concordando acerca da Declaração de Direito Autoral, explanada no parágrafo acima. Para reforçar os direitos autorais do autor, a Meio Ambiente (Brasil) utiliza a licença Creative Commons - CC Atribuição Não Comercial 4.0 CC-BY-NC [Os artigos podem ser compartilhados e seus assuntos podem ser modificados, desde que o devido crédito seja aplicado de forma integral e não seja usado para fins comerciais] (para mais informações sobre a licença, (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0), no qual, a logomarca e o link fica de modo estático no rodapé da revista. Vale ressaltar que o(s) autor (es) podem solicitar os direitos autorais do manuscrito sem restrições, mesmo que o artigo já esteja publicado na revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Taxas para autores

Este periódico cobra as seguintes taxas aos autores.

Submissão e Publicação de artigo: 0,00 (BRL)

Os autores não são obrigados a pagar uma taxa de submissão de artigos, tampouco quando o manustrito for aceito. 

Caso este documento seja aceito para publicação, não será necessário o pagamento de uma taxa de publicação de artigo para auxiliar nos custos de publicação. 

 

Avaliação agilizada: 350,00 (BRL)

Clique no botão abaixo para saber mais informações sobre avaliação rápida.

Doações à revista: 0,00 (BRL)

Doações de qualquer valor são muito bem-vindas, e oferecem meios aos editores de manter a qualidade da revista no mais alto nível para seus leitores e usuários. Os valores doados serão revertidos na manutenção do servidor, na emissão dos documentos identificadores - DOI  e aprimoramento do layout /editoração. Caso queira doar clique no botão abaixo: