Gamificação no ensino da geografia: uma análise da aplicabilidade do Kahoot! em sala de aula
Resumo
O ensino de geografia constitui uma parte essencial na formação do ser, pois por meio desta pode enxergar e interpretar o mundo com um olhar mais crítico e ativo, capazes de perceber os efeitos impactantes das ações sociais, políticos, individuais e naturais. Ensinar geografia vai além da mera obrigação de cumprir os parâmetros curriculares, diz respeito a formação, essa, mostra que há a necessidade de formar agentes ativos e críticos e transformadores, capazes de solucionarem problemas de forma integral. Dentre diversas metodologias de ensino, este artigo buscou propor metodologias ativas para o ensino de relevos e placas tectônicas, analisando os impactos da gamificação no ensino de Geografia, sendo a aplicabilidade do Kahoot em sala de aula para duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. O artigo buscou avaliar como o uso dessa ferramenta pode melhorar a absorção do conteúdo, utilizando o assunto sobre placas tectônicas e relevo. A metodologia envolveu a implementação de quatro aulas interativas, combinando ensino teórico com quizzes realizados no Kahoot, permitindo a fixação dos conceitos de forma lúdica. A eficácia dessas aulas foi avaliada por meio da observação e da análise dos resultados dos quizzes, além dos feedbacks coletados dos estudantes. Os resultados indicaram que a gamificação contribui bastante para o interesse e a participação dos estudantes. Foi possível perceber que a integração de metodologias ativas e tecnológicas, como o Kahoot, no ensino de Geografia, pode criar um ambiente de aprendizado mais inclusivo e favorável, promovendo uma educação mais dinâmica e eficiente.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF (Português)Referências
Brasil. (2017). Base Nacional Comum Curricular – Educação é a Base. Ministério da Educação. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 7 de agosto de 2024.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. (2023). Perfil dos municípios brasileiros. Disponível em https://www.ibge.gov.br. Acesso em 29 de agosto de 2024.
Leite, J. P. A., Sá, L. N. de, & Rocha Filho, G. B. da. (2020). A importância do ensino da geografia em sala de aula: Um olhar sobre a valorização da prática docente e a aprendizagem. COINTER PDVL, Recife, 1-15. DOI: https://doi.org/10.31692/2526-7701.VCOINTERPDVAgro.0012. Disponível em https://cointer.institutoidv.org/smart/2020/pdvl/uploads/1624.pdf. Acesso em 7 de agosto de 2024.
Lima, J. C. R. de. (2022). O ensino da geografia nas séries finais do ensino fundamental, processo de aprendizagem na pandemia: Um estudo bibliográfico. UFAL, Delmiro Gouveia, 1-54. Disponível em https://www.repositorio.ufal.br/bitstream/123456789/8593/1/O%20ensino%20da%20Geografia%20nas%20s%C3%A9ries%20finais%20do%20ensino%20fundamental%2C%20processo%20de%20aprendizagem%20na%20pandemia%20um%20estudo%20bibliogr%C3%A1fico.pdf. Acesso em 7 de agosto de 2024.
Ogawa, A. N., et al. (2015). Análise sobre a gamificação em ambientes educacionais. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, 13(2). DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.61453. Disponível em https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/61453. Acesso em 24 de julho de 2024.
Paz, M. F. da. (2018). História e gamificação: Reflexões e aplicabilidade de lúdicos no ensino de história. Universidade Federal do Paraná. Disponível em https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/699958/2/Hist%C3%B3ria%20e%20Gamifica%C3%A7%C3%A3o%20Reflex%C3%B5es%20e%20aplicabilidade%20de%20ludicos%20no%20ensino%20de%20Historia.pdf. Acesso em 10 de julho de 2024.
Ramos, M. G. da S. (2012). A importância dos recursos didáticos para o ensino da geografia no ensino fundamental nas séries finais. UnB/UAB, Brasília, 1-45. Disponível em https://bdm.unb.br/bitstream/10483/5101/1/2012_MartaGoncalvesdaSilvaRamos.pdf. Acesso em 7 de agosto de 2024.
Ulbricht, V. R., & Fadel, L. M. (2014). Educação gamificada: Valorizando os aspectos sociais. In L. M. Fadel (Ed.), Gamificação na educação (pp. 6-10). São Paulo: Pimenta Cultural. Disponível em http://www.pgcl.uenf.br/arquivos/gamificacao_na_educacao_011120181605.pdf. Acesso em 24 de agosto de 2024.
Leite, J. P. A. (2020). A Importância do Ensino da Geografia em Sala de Aula: Um Olhar Sobre a Valorização da Prática Docente e a Aprendizagem. COINTER, 1-15. ttps://doi.org/10.31692/2358-9728.
Macêdo, J. P. d. (2016). A Contribuição da Geografia na Formação do Sujeito Crítico no Ensino Fundamental da Unidade Escolar Deusdeth Vitório Dias, Em Várzea Branca. CONEDU, 1-11. https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2016/TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID12127_17082016221950.pdf
Oliveira, V. M. d., Araújo, J. C. d., & Silva, M. V. d. (2020). Formação Docente em Geografia Sob a Ótica do Estado do Conhecimento. Revista Ensino de Geografia, 1, 1-16.
Ramos, M. G. d. S. (2012). A Importância dos Recursos Didáticos para o Ensino da Geografia no Ensino Fundamental nas Séries Finais. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, 1-45. https://bdm.unb.br/bitstream/10483/5101/1/2012_MartaGoncalvesdaSilvaRamos.pdf
Santos, L. A. d. (2014). O Processo Ensino-Aprendizagem de Geografia: Análise das metodologias aplicadas pelos professores do Ensino Médio no Centro de Ensino Antonio Corrêa na cidade de Esperantinópolis ? MA. AGB, 1-12. https://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1404105578_ARQUIVO_ARTIGOCBG2014LIGIERIAALVESDOSSANTOS.pdf
Brasil. Ministério da Educação. (2006). Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, DF: Ministério da Educação. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf (Acesso em 20 de novembro de 2018).
Callai, H. C. (2003). O ensino de geografia: Recortes espaciais para análise. In A. C. CastrogioVanni et al. (Orgs.), Geografia em sala de aula: Práticas e reflexões (4a ed., pp. 57-63). Porto Alegre: UFRGS.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 Iranides Silva Melo Neto, Alexia Nayara Lisboa, Aurea Nascimento Siqueira Mesquita
Meio Ambiente (Brasil) | ISSN: 2675-3065
Revista sob Licença Creative Commons