Componentes socioculturais dos vendavais em Boane, Sul de Moçambique

Baltazar Muianga, Sophie Blay, Orlando Nipassa

Resumo


DOI

Este artigo procurou fazer uma análise sociocultural dos vendavais e ventos fortes no Distrito de Boane, no sul de Moçambique. A partir de uma metodologia qualitativa, consubstanciada em uma abordagem fenomenológica, de caráter exploratório, a pesquisa possibilitou uma vasta recolha de dados qualitativos, incluindo entrevistas e fotografias, que registram as vivencias, conhecimentos e anseios de residentes da zona. Assim, investigou-se o conhecimento da população sobre a ocorrência de eventos extremos e as medidas de mitigação que adotam. Todavia, os dados de campo revelam que apesar de grande parte da população de Boane possuir conhecimento significativo sobre os eventos extremos, uma parcela substancial dos moradores tem pouco conhecimento, especialmente sobre medidas de mitigação. Descobriu-se, também, que fatores de ordem cultural e divina moldam a forma como uma parte considerável da população interpreta os vendavais e ventos fortes. Adicionalmente, foram analisados os motivos que levam as pessoas a permanecer na zona, apesar da recorrência de desastres naturais. Os resultados foram categorizados em (1) razões económicas, financeiras e de sobrevivência, e (2) razões sociais e culturais. Em conclusão, os moradores de Boane se encontram em uma situação de risco e vulnerabilidade marcada pela dificuldade de resistir e se recuperar de um evento climático extremo. Assim, afigura-se necessário que os mecanismos de resiliência adotados pela população sejam expandidos e, sobretudo, sejam implementadas políticas públicas capazes de oferecer maior segurança à população.

 

Palavras-Chave: vendavais e ventos fortes; vulnerabilidade; resiliência; desastres naturais; Boane/Moçambique.


Texto completo:

PDF (Português)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Orlando Nipassa

Meio Ambiente (Brasil) | ISSN: 2675-3065

CC-BY 4.0 Revista sob Licença Creative Commons
Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn