DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DE EFLUENTES DOMÉSTICOS LOCALIZADOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - CAMPUS DE POMBAL/PB

Débora Cristina Dantas da Silva, Eberton Marcelo Alves Lacerda, Alan Keis Chaves de Almeida, Jonathan Bernardo Barboza, Alessandro Marques da Silva, Géisa Emanuelly Silva Farias

Resumo


Os efluentes domésticos são resíduos produzidos pela atividade humana que contêm detritos orgânicos, nutrientes nitrogenados, fósforo e outros poluentes. Estes resíduos podem ser nocivos quando descarregados diretamente nos cursos d'água sem tratamento prévio, causando impactos negativos na saúde humana e ambiental. A legislação brasileira estabelece normas para a destinação de efluentes domésticos, bem como para o licenciamento, o monitoramento e a avaliação dos sistemas de tratamento. O referente artigo tem como objetivo apresentar um diagnóstico ambiental dos efluentes domésticos gerados no campus da UFCG-CCTA (Pombal-PB) visando avaliar a infraestrutura do centro universitário em relação à produção desses rejeitos, a capacidade de receber os efluentes gerados e os impactos ambientais causados por eles. Para tal, realizou-se uma coleta de informações sobre o local, tendo como auxílio para os cálculos alguns valores tabelados que relacionam a geração de efluentes com a quantidade de pessoas, neste estudo foram considerados os alunos, servidores técnicos administrativos, docentes e prestadores de serviços terceirizados. Os efluentes domésticos do campus foram identificados como carecendo de infraestrutura de tratamento adequada, havendo a possibilidade do descarte inadequado do mesmo, impactando negativamente a qualidade da água e do solo local.


Palavras-chave


resíduos, legislação, infraestrutura.

Texto completo:

PDF (Português)

Referências


ABNT NBR 7229, Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos, 1993.

BORGES, R., Tratamento de efluentes domésticos: alternativas técnicas e educacionais para melhor uso da água. Maranhão, 2012.

PHILIPPI, J. A.; MALHEIROS, T. F.; AGUIAR, A. O., Indicadores de Desenvolvimento Sustentável. In: Philippi Jr A (ed.). Saneamento, saúde e ambiente: fundamentos para o desenvolvimento sustentável. Barueri, SP: Nisam. Editora Manole Ltda; 2005.

SÁNCHEZ, L. E., (2008). Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos. São Paulo: Oficina de Textos.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Débora Cristina Dantas da Silva, Alan Keis Chaves de Almeida, vitor manoel bezerra da silva

Meio Ambiente (Brasil) | ISSN: 2675-3065

CC-BY 4.0 Revista sob Licença Creative Commons
Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn