Meio Ambiente (Brasil)

##plugins.themes.gdThemes.journalSlogan##

QUALIS-CAPES

B1

2021-2024
quadriênio

##plugins.themes.gdThemes.language##

Meio Ambiente (Brasil)

##plugins.themes.gdThemes.general.eIssn##: 2675-3065 | ##plugins.themes.gdThemes.general.issn##: 2675-3065


Resumen

Os efluentes domésticos são resíduos produzidos pela atividade humana que contêm detritos orgânicos, nutrientes nitrogenados, fósforo e outros poluentes. Estes resíduos podem ser nocivos quando descarregados diretamente nos cursos d'água sem tratamento prévio, causando impactos negativos na saúde humana e ambiental. A legislação brasileira estabelece normas para a destinação de efluentes domésticos, bem como para o licenciamento, o monitoramento e a avaliação dos sistemas de tratamento. O referente artigo tem como objetivo apresentar um diagnóstico ambiental dos efluentes domésticos gerados no campus da UFCG-CCTA (Pombal-PB) visando avaliar a infraestrutura do centro universitário em relação à produção desses rejeitos, a capacidade de receber os efluentes gerados e os impactos ambientais causados por eles. Para tal, realizou-se uma coleta de informações sobre o local, tendo como auxílio para os cálculos alguns valores tabelados que relacionam a geração de efluentes com a quantidade de pessoas, neste estudo foram considerados os alunos, servidores técnicos administrativos, docentes e prestadores de serviços terceirizados. Os efluentes domésticos do campus foram identificados como carecendo de infraestrutura de tratamento adequada, havendo a possibilidade do descarte inadequado do mesmo, impactando negativamente a qualidade da água e do solo local.

Citas

  • ABNT NBR 7229, Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos, 1993.
  • BORGES, R., Tratamento de efluentes domésticos: alternativas técnicas e educacionais para melhor uso da água. Maranhão, 2012.
  • PHILIPPI, J. A.; MALHEIROS, T. F.; AGUIAR, A. O., Indicadores de Desenvolvimento Sustentável. In: Philippi Jr A (ed.). Saneamento, saúde e ambiente: fundamentos para o desenvolvimento sustentável. Barueri, SP: Nisam. Editora Manole Ltda; 2005.
  • SÁNCHEZ, L. E., (2008). Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos. São Paulo: Oficina de Textos.