##plugins.themes.gdThemes.journalSlogan##
B1
2021-2024
quadriênio
##plugins.themes.gdThemes.general.eIssn##: 2675-3065 | ##plugins.themes.gdThemes.general.issn##: 2675-3065
Revisões e Reflexões sobre o Meio Ambiente | Vol. 8 Núm. 1 (2026)
Rosario Fabiao Mananze Victória Khálau Peixoto
##plugins.themes.gdThemes.author.info##
Mestre em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Riscos Laborais, Responsabilidade Social e Empresarial pela Universidade de Concepción. Docente da Universidade Eduardo Mondlane, faculdade de Educação.
##plugins.themes.gdThemes.author.info##
##plugins.themes.gdThemes.publishedIn## enero 20, 2026
Constituiu objetivo deste estudo, diagnosticar a importância dada aos conteúdos ambientais pelos jornais Notícias, O País e Zambeze. Baseou-se na análise documental, que iniciou com a criação de categorias de análise nomeadamente, frequência dos conteúdos ambientais, dimensão dos conteúdos ambientais e localização dos conteúdos nas páginas dos jornais. Foram analisadas 90 edições em cada um dos três jornais (Notícias e O País, e Zambeze), totalizando 270 edições publicados de Julho a Setembro de 2024.
Para análise de dados, usou-se o programa Microsoft Excel 2010. Em cada uma das categorias, foram calculadas as frequências absolutas para avaliar a solidez das categorias e as frequências relativas para comparar os resultados da distribuição da frequência entre as categorias analisadas. Conclui-se que na categoria frequência dos conteúdos ambientais, foi publicado um total de 295 conteúdos ambientais, correspondendo a uma média de 98,3, um valor bastante grande, demonstrando interesse em publicar conteúdos ambientais nos 3 jornais. Na categoria dimensão dos conteúdos ambientais, devido ao reduzido número de artigos de maior dimensão (uma página) e máxima dimensão (mais que uma página), conclui-se que o material sobre o meio ambiente de modo geral, não é encarado com maior relevância, o que faz com a sua abordagem não seja muito aprofundada. Relativamente à localização dos conteúdos ambientais nas páginas dos jornais, conclui-se que a mesma não tem constado na primeira página, com exceção do jornal O País com apenas uma matéria. Esses valores são muito insignificantes, para um país que ciclicamente sofre dos eventos extremos.

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Derechos de autor 2026 Rosario Fabiao Mananze