USO DO GOOGLE EARTH PRO PARA AFERIR A ARBORIZAÇÃO URBANA, E OS SEUS INDICADORES, NA CIDADE DE BOQUEIRÃO, PARAÍBA
Resumo
A arborização urbana em tempos de mudanças climáticas e elevação da temperatura em espaços urbanos torna-se estratégica, no sentido de promover redução de temperaturas de forma bem expressiva em ruas pavimentadas ou não. Ultimamente, o IBGE tem publicado dados sobre os percentuais de arborização no município, que quando confrontados mostram-se, por vezes, não consistentes. Neste sentido, na cidade de Boqueirão, Paraíba, foi realizada uma amostragem por meio do Google Earth Pro, englobando a obtenção de comprimento de ruas, a medição de áreas verdes e a contagem das árvores presentes. Os dados obtidos permitiram inferir que em apenas uma rua amostrada o valor de área verde por habitantes foi superior ao preconizado pela Organização Mundial de Saúde, que é de 12,0m²/hab. E que a criticidade de área verde nas demais ruas foi de -69,48% a -92,62%. Já o IBGE acusa um percentual de arborização de 90,7% para toda a cidade. Embora as metodologias da pesquisa e do IBGE sejam diferentes, a divergência expressiva nos percentuais que indica a urgência de um planejamento mais eficaz no que se refere ao processo de arborização.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF (Português)Referências
REFERÊNCIAS
Árvores nas cidades. IPT, https://www.ipt.br:443/ipt_na_midia/546-arvores_nas_cidades.htm. Acessado 30 de setembro de 2023.
EMBRAPA. Arborização urbana e produção de mudas de essências florestais nativas em Corumbá, MS.Corumbá, 2002.
Florestas Urbanas (Arborização Urbana). Instituto Água e Terra, https://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Florestas-Urbanas-Arborizacao-Urbana. Acessado 30 de setembro de 2023.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Boqueirão. Panorama. Meio Ambiente, 2023. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/boqueirao/panorama.
ROCHA, Angela Giovana Fernández; FERMINO, Fabiana Schumacher. Percepção/Diagnóstico da arborização Urbana na cidade de Santana do Livramento/RS. Conjecturas, v. 22, n. 11, p. 198-209, 2022. Disponível em: http://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/1340
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Anthony Frutuoso da Silva, Maria Adjalnicia Francisco, Evilasio Vieira Silva, Esthepanny Vitória Batista Cardoso, Pollyanna Da Silva Soares, Daniel Duarte Pereira
Meio Ambiente (Brasil) | ISSN: 2675-3065
Revista sob Licença Creative Commons