Análise destrutiva de (Annona squamosa L.), em função da adubação
Resumo
Objetivou com este avaliar a produção de mudas de ateira submetida a adubação NPK. O experimento foi conduzido em um viveiro telado com 50% de luminosidade, na Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Nova Xavantina-MT. A produção de mudas foi realizada em sacos de polietileno com as dimensões 14x20 cm, com capacidade para um litro de substrato de 2:1 (Solo/Esterco), sendo que o esterco bovino foi curtido, peneirado e misturado. Adotou-se o delineamento de blocos casualizados com 4 blocos x 5 tratamentos (0,150; 300; 450 e 600 mg.dm-3 de NPK), cada parcela contendo 05 plantas e foram analisados apenas as duas plantas centrais em cada tratamento. Diferentes doses de NPK parceladas em três aplicações, sendo as mesmas diluídas em água e aplicadas posteriormente. O intervalo entre aplicações era a cada 15 dias. A solução foi aplicada com auxílio de uma seringa com 20 ml por saquinho. As variáveis analisadas foram massa fresca das folhas (MFF), caule (MFC) e raiz (MFR), massa seca das folhas (MSF), caule (MSC) e raiz (MSR), e massa fresca total (MFT) e massa seca total (MST), analisando 2 plantas centrais em cada tratamento A avaliação estatística do experimento foi realizada pelo programa computacional SISVAR 5.1 - Sistema para Análise de Variância e concluiu que que a ateira não obteve resposta significativa as doses de NPK, mostrando que não há necessidade de adubação na produção de mudas de ateira.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF (Português)Referências
EMBRAPA, Instruções Técnicas Embrapa Agroindústria Tropical, Nº 01, 1998, p.1-9, Fortaleza, CE.
EMBRAPA, Doses de Adubo de Liberação Lenta na Produção de Mudas de Pinheira em Tubetes. Fortaleza, CE,2013.
EMBRAPA, O cultivo da Pinha, Fruta-do-conde ou ata no Brasil, Planaltina-DF, 2000.
ROZANE, D. E.; NATALE, W. Calagem, adubação e nutrição mineral de Anonáceas. Revista 128 Brasileira de Fruticultura, p. 166-175, 2014.
SILVA, J. A. A. Quem é quem na família das anonáceas. Pesquisa & Tecnologia, 7f. vol. 4, n.1, 2007.
TAVEIRA, D.L.L; CHAGAS, P.C; SANTOS, V.A; ALVES, T.A.A; CHAGAS, E.A.
ÍNDICE DE QUALIDADE E CRESCIMENTO DE MUDAS DE ATEIRA COM USO DE 1 NPK. XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura, São Luís-Maranhão, 2016.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Valéria Lima da Silva
Meio Ambiente (Brasil) | ISSN: 2675-3065
Revista sob Licença Creative Commons