QUALIDADE DE FIBRA DE DIFERENTES CULTIVARES DO ALGODOEIRO HERBÁCEO EM CONDIÇÕES DE SEQUEIRO NO BREJO PARAIBANO

Rosany Duarte Sales, Lais Tomaz Ferreira, Matheus Silva Trajano Santiago, Eliselma Do Nascimento Costa, Pedro Ian Maia Santana, Leossávio César de Souza

Resumo


O algodão desempenha um papel crucial na economia brasileira, sendo uma importante cultura de comercialização nacional e exportação. O objetivo deste estudo foi analisar as características tecnológicas da fibra do algodão. O experimento foi conduzido em campo na Universidade Federal da Paraíba - UFPB, com seis variedades de algodão. A análise e interpretação das características tecnológicas da fibra foi realizada através do sistema HVI. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso, com quatro repetições. Os dados foram submetidos a análise de variância (ANOVA) e teste de Tukey. As variedades de algodão apresentaram fibras longas e uniformes, atendendo aos padrões comerciais. A resistência das fibras variou entre as variedades, mas todas atenderam aos requisitos da indústria têxtil. O índice de fibras curtas foi baixo em todas as cultivares, o que é positivo para a indústria têxtil. A uniformidade da fibra foi alta em todas as variedades. A reflectância das fibras indicou boa qualidade para a indústria têxtil. As variedades BRS 416 e BRS 500 B2RF se destacaram em qualidade de fibra sob as condições de sequeiro na região do brejo paraibano. Todas as variedades apresentaram médias compatíveis com os padrões nacionais de qualidade. Esses resultados sugerem que a produção de algodão tem potencial como fonte de renda para os produtores da região e oferece indicações úteis para o cultivo futuro de algodão nessa área.


Palavras-chave


algodão, agricultura, características tecnológicas

Texto completo:

PDF (Português)

Referências


ALCANTARA, I; VEDANA, R; VIEIRA, J. Produtividade do algodão no brasil: uma análise da mudança estrutural. Ipea, Rio de Janeiro, n. 1. p. 6-23, 2021. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/10784/2/td_%202682.pdf

AZEVEDO, M.R. et al. Características tecnológicas da fibra do algodão herbáceo sob efeito de adubação nitrogenada e irrigação com água residuária tratada. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 9, p. 202-206, 2021.

BUAINAIN, A. M.; BATALHA, M. O. (coord.). Cadeia produtiva do algodão. Brasília, DF: IICA: Mapa/SPA, 2007. 108 p. (Agronegócios, v. 4).

COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB). Perspectivas para a agropecuária safra 2022/23. v.10. Brasília: Conab, 2022.

DE ARAÚJO, L. F. et al. Características fenológicas, agronômicas e tecnológicas da fibra em diferentes cultivares de algodoeiro herbáceo. Revista Brasileira de Ciências Agrárias, v. 8, n. 3, p. 448-453, 2013.

FERREIRA, D. F. SISVAR: Um Sistema De Análise De Computador Para Projetos De Tipo De Plotagem Dividida De Efeitos Fixos. Revista Brasileira De Biometria, v. 37, n. 4, pág. 529- 535, dec. 2019. ISSN 1983-0823. Disponível em http://www.biometria.ufla.br/index.php/BBJ/article/view/450.

FONSECA, R. G. DA; SANTANA, J. C. F. DE. Resultados de ensaio HVI e suas interpretações (ASTM D-4605). Campina Grande: Embrapa Algodão, 2002. 13p. (Circular Técnica, 66).

JUNQUEIRA, R. T. Variabilidade genética em genótipos de algodoeiro quanto à produtividade e qualidade de fibras. 2022. 21p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.

ZONTA, J. H. et al. Efeito da irrigação no rendimento e qualidade de fibras em cultivares de algodoeiro herbáceo. Revista Caatinga, Mossoró, v.28, n.4, p.43-52, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Rosany Duarte Sales, Lais Tomaz Ferreira, Matheus Silva Trajano Santiago, Eliselma Do Nascimento Costa, Pedro Ian Maia Santana, Leossávio César de Souza

Meio Ambiente (Brasil) | ISSN: 2675-3065

CC-BY 4.0 Revista sob Licença Creative Commons
Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn