DESEMPENHO DA VARIEDADE 1051 DO MILHO EM FUNÇÃO DE DIFERENTES MANEJOS DE ADUBAÇÃO NO BREJO PARAIBANO

Albertino Antônio Dos Santos, Ellen Vitória Barbosa Do Carmo, Eliselma Do Nascimento Costa, Joel Marx Gomes De Lima, Matheus Silva Trajano Santiago

Resumo


O milho está entre os cereais com maior produção no mundo, tendo o Brasil como um dos produtores mais relevantes, sendo de grande importância para alimentação humana e animal, para esse último, além do grão, usa-se a planta inteira para essa finalidade. Diante disso, esse trabalho objetivou avaliar características agronômicas dessa planta, sob a influência de diferentes tratamentos. O experimento ocorreu em uma estação experimental da Universidade Federal da Paraíba. Foi usado um delineamento experimental de 2x5 com 4 repetições, totalizando 40 parcelas. Os tratamentos foram compostos de testemunha, apenas o uso do inoculante, inoculante combinado com NPK, apenas o NPK e um último tratamento com PK. Para realização desse estudo, foram observadas as seguintes variáveis: altura da planta; diâmetro do colmo; e número de folhas. Notou-se que houve efeito significativo para os tratamentos utilizados, apontando os melhores resultados no terceiro e quarto tratamentos. Conclui-se que o uso de NPK influência de forma positiva as características agronômicas do milho.

DESEMPENHO DA VARIEDADE 1051 DO MILHO EM FUNÇÃO DE DIFERENTES MANEJOS DE ADUBAÇÃO NO BREJO PARAIBANO


Palavras-chave


Zea mays, Inoculante, Produtividade.

Texto completo:

PDF

Referências


BARRETO, M. T. L. et al. Desenvolvimento e acúmulo de macronutrientes em plantas de milho biofertilizadas com manipueira. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 18, p. 487-494, 2014.

CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento. Acompanhamento de safra brasileira. Grãos. Safra 2021/22. Acompanhamento da safra brasileira. Brasília, v.9, n 12, p. 51-62 2022.

Densidades de plantas para o milho- verde AG 1051. Vegetables Brasil- Bayer, 2022. Disponível em: https://www.vegetables.bayer.com/br/pt-br/recursos/growing-tips/densidade-de-plantas-para-o-milho-verde-ag1051.html . Acesso em: 27 de setembro, de 2022.

DUARTE, J. P.; RUFF, O. J.; SANTOS, C. L. R. Inoculação de milho com inoculante à base de Azospirillum brasilense sob doses de nitrogênio em solo arenoso. Scientific Electronic Archives, v. 14, n. 8, 2021.

GOMES, F. S. et al. Características de crescimento e desenvolvimento do milho crioulo com diferentes adubações orgânicas. Caderno de Ciências Agrárias, v. 11, p. 1-8, 2019.

HÍBRIDO DE MILHO: como acertar na escolha. Agro inovadores, 2020. Disponível em: https://agro.genica.com.br/2020/05/28/hibrido-de-milho/ . Acesso em: 27 de setembro, de 2022.

JORDANO, B. M. Influência de inoculantes e enraizadores no desenvolvimento de plantas de milho. 2021. 12 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – UNICESUMAR, Maringá, 2021.

SILVEIRA, R. C. Avaliação física, química e rendimento de polpa de diferentes variedades de milho crioulo e a cultivar AG 1051. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Instituto federal de ciência e tecnologia goiano-CAMPUS MORRINHOS, Goiás, 2020.

SOUSA, D D A. Desempenho de híbridos para a produção de milho verde e armazenamento pós-colheita. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Unidade Acadêmica de Agronomia, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Albertino Antônio Dos Santos, Ellen Vitória Barbosa Do Carmo, Eliselma Do Nascimento Costa, Joel Marx Gomes De Lima, Matheus Silva Trajano Santiago

Meio Ambiente (Brasil) | ISSN: 2675-3065

CC-BY 4.0 Revista sob Licença Creative Commons
Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn