Reutilização de Sulfato de Alumínio recuperado a partir do lodo de ETE – Estação de Tratamento de Efluentes

Laura Gentelini Grotto, Vinícius Lemos Menegoni, Cauana Schumann, Carla Kereski Ruchel

Resumo


 DOI

O lodo é classificado como um resíduo perigoso, dessa forma, é necessário um método que vise a reutilização do lodo de uma maneira alternativa e eficiente, visando um melhor destino final a esse poluente, reduzindo os danos ambientais, além de reduzir a carga presente nos aterros industriais e, consequentemente, minimizar o risco de passivos ambientais. Por isso, o objetivo foi recuperar o sulfato de alumínio, a partir do lodo oriundo do processo de tratamento de efluentes, para que o mesmo possa ser reutilizado nesse processo. A metodologia consistiu na caracterização do lodo, caracterização do efluente, recuperação do coagulante, ensaios de coagulação, comparação entre o coagulante obtido e o comercial. A comparação entre o coagulante recuperado e o comercial foi realizada avaliando os seguintes parâmetros no efluente tratado: redução da turbidez, remoção de íons Cu2+ e Pb2+ e alteração do pH. Os resultados apontam que o coagulante pode ser recuperado a partir do lodo residual e pode ser recuperado também a partir do lodo gerado no tratamento já com um coagulante recuperado, o que indica que é um processo que pode ser realizado mais de uma vez. Além disso, ensaios de coagulação mostraram que o coagulante obtido mantém sua eficiência para ser reutilizado no processo de tratamento de efluentes e que obteve características muito semelhantes ao mesmo efluente tratado com o sulfato de alumínio comercial. Portanto, a reutilização do lodo evita os impactos ambientais, além de conservar as fontes dos recursos naturais, sendo uma alternativa para a destinação final desse resíduo.


Palavras-chave


Lodo; Sulfato de Alumínio; Tratamento de Efluentes.

Texto completo:

PDF (Português)

Referências


ABNT - NBR 7353/2014. Soluções aquosas - Determinação do pH com eletrodos de vidro. Acesso em: 12 de março de 2018.

ABNT - NBR 9800/1987. Critérios para lançamento de efluentes líquidos industriais no sistema coletor público de esgoto sanitário. Acesso em: 12 de março de 2018.

ABNT NBR 10.004. Norma Brasileira de Classificação de Resíduos Sólidos. 2004. Acesso em: 12 de março de 2018.

BRASIL. Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, Resolução nº 430, de 13 de maio de 2011, dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluente. Brasília: 2011.

Andreoli et al. (2001). Resíduos Sólidos do Saneamento: Processamento, Reciclagem e Disposição Final. ABES – RJ. Curitiba – PR, Brasil.

ASA, Norsk Hydro (2013). Mineração de Bauxita. Ciclo de vida do Alumínio. A Hydro no Brasil.

Coral, L. A.; Bergamasco, R. (2009, maio); Bassetti, F. J. Estudo da Viabilidade de Utilização do Polímero Natural (TANFLOC) em Substituição ao Sulfato de Alumínio no Tratamento de Águas para Consumo. 2nd International Workshop - Advances in Cleaner Production, São Paulo, SP, Brasil, 22.

DECRETO ESTADUAL. Resolução nº 8468, 1979, regulamento da Lei n0 997/76, artigo 18 e 19, sobre prevenção e controle da poluição do meio ambiente no Estado de São Paulo. São Paulo: 1979.

Freddo, A. (2014). Caracterização Físico-química de lodo proveniente de duas estações de tratamento de esgoto da região do Oeste do Paraná. Trabalho de conclusão de curso, Universidade tecnológica federal do Paraná, Medianeira, PR, Brasil.

Freire, R. S. et al. (2000) Novas tendências para o tratamento de resíduos industriais contendo espécies organocloradas. Química Nova, 23 (4), 504-511.

Gerhardt, C. M. (2018). Uma alternativa de substituição ao sulfato de alumínio no tratamento de água potável. Trabalho de conclusão de curso, Universidade federal do Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

Guimarães, J. C. C. (2010). Sustentabilidade ambiental através da restauração ecológica de minas de bauxita em florestas tropicais nativas. 4° Congresso Internacional de alumínio, São Paulo, SP, Brasil;

Ndabigengesere, A; Narasiah, K. S. Quality of water treated by coagulation using Moringa oleífera seeds. Water Research, n. 32, p. 781- 791, 1998.

Oliveira, F. C. (2000). Disposição de lodo de esgoto e composto de lixo urbano num latossolo vermelho-amarelo cultivado com cana-de-açúcar. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Pereira, A. A.; Garcia, M. L (2017). Efeitos da disposição de lodo de estações de tratamento de efluentes (ETE) de indústria alimentícia no solo: estudo de caso. Universidade estadual Paulista, Rio Claro, SP, Brasil.

Ritcher, C. A. (2009) Água: Métodos e tecnologia de tratamento de água. Editora Blucher.

SANEPAR; PROSAB. Uso e manejo do lodo de esgoto na agricultura. Curitiba,1999.

Silva, A. L. B. Uso de subprodutos da fabricação de sulfato de alumínio na produção de artefatos cerâmicos. 49º Congresso Brasileiro de Cerâmica, São Pedro, SP, Brasil.

States, S.; Tomko, R.; Scheuring, M.; Casson, L. Enhanced coagulation and removal of Crystosporidium. Journal of the American Water Works Association, v.94, n. 11, p. 67-77, 2002.

Vaz, L. G. L. et al. Avaliação da eficiência de diferentes agentes coagulantes na remoção de cor e turbidez em efluente de galvanoplastia. Eclética Química Journal, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 45-54, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Laura Gentelini Grotto, Vinícius Lemos Menegoni

Meio Ambiente (Brasil) | ISSN: 2675-3065

CC-BY 4.0 Revista sob Licença Creative Commons
Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn