Sobre os Resumos Gráficos

O QUE SÃO RESUMOS GRÁFICOS**

Os periódicos estão cada vez mais solicitando a submissão de um “resumo gráfico” ou “resumo visual” ao lado do corpo do artigo. O Resumo Gráfico ou também conhecido como Resumo Visual é um resumo único, conciso, pictórico e visual das principais conclusões do artigo. Ele pode estar/ser a figura final/inicial do artigo ou, melhor ainda, uma figura especialmente projetada para esse fim, que captura o conteúdo do artigo para os leitores em um único olhar e podendo estar em outros ambientes além do artigo propriamente dito. 

O resumo gráfico poderá/será exibido nas listas de resultados de pesquisa on-line, na lista de conteúdo on-line e no espaço do artigo na plataforma da Revista Brasileira de Meio Ambiente. Por tamanho e proporcionalidade visual, como também local adequado para inclusão do resumo gráfico, o resumo gráfico poderá não aparecer no arquivo PDF sendo decisão da Revista Brasileira de Meio Ambiente, no ato da editoração, escolher a melhor opção de modo que beneficie a visualização e compreensão do documento como um todo. Contudo, o Resumo Gráfico será/poderá ser utilizado para outros fins de disseminação da pesquisa.

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO AUTOR(A) QUE FAZ RESUMOS GRÁFICOS


Um resumo gráfico deve permitir que os leitores compreendam rapidamente a mensagem do artigo e destina-se a incentivar a navegação, promover o conhecimento interdisciplinar e ajudar os leitores a identificar mais rapidamente quais artigos são mais relevantes para seus interesses de pesquisa.

A pesquisa de West, Lindsay e Hart (2020), publicada na Journal of Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery de título "Promoting your research using infographics and visual abstracts" mostrou que os artigos que têm resumos gráficos são benéficos tanto em termos de visualizações do artigo quanto no aumento da atividade nas mídias sociais. Em particular, o uso médio anual de um artigo é dobrado quando comparado com aqueles sem um resumo visual.

O periódico por sua vez ganha mais um elemento para publicação, dessa vez não mais na plataforma da revista, mas em outros ambientes onde a população interessada mas que não conhece ou conhece pouco os acaminhos acadêmicos poderão acessar as informações de seu documento e dessa forma, procurar acessa-lo. Portanto, as redes sociais da revista e os resumos gráficos são grandes aliados da disseminação de pesquisas acadêmicas

 

COMO FAZER UM RESUMO GRÁFICO - INSTRUÇÕES BÁSICAS

[INFORMAÇÃO BÁSICA]: Os autores devem fornecer uma imagem original que represente claramente o trabalho descrito no artigo. Os resumos gráficos devem ser enviados junto a CARTA DE APRESENTAÇÃO ou como uma IMAGEM SEPARADA submetida via documentos suplementares. Observe que, assim como cada artigo deve ser único, cada resumo gráfico também deve ser único.

Para facilitar a navegação, o resumo gráfico deve ter início e fim claros, preferencialmente "lendo" de cima para baixo ou da esquerda para a direita. Tente reduzir ao máximo os elementos que distraem e atrapalham.

[TAMANHO DA IMAGEM]: Forneça uma imagem usando a base de proporção (800 de largura x 500 de altura) usando uma resolução mínima de 300 dpi. O/a autor(a) poderá criar Resumos Gráficos maiores, contudo, a imagem será dimensionada proporcionalmente para caber na janela disponível na Revista Brasileira de Meio Ambiente (um retângulo de 800 por 500 pixels) então é importante que não haja palavras pequenas que interfiram tanto na leitura quanto no redimensionamento.

[FONTE DA IMAGEM]: Use Times, Arial, Courier ou Symbol com um tamanho de fonte grande o suficiente, pois a imagem será redimensionada, caso seja necessário.

[TIPO DE ARQUIVO]: Os tipos de arquivo preferidos são arquivos TIFF, EPS, PDF ou MS Office.

[OUTRAS INFORMAÇÕES]: Nenhum texto adicional, esboço ou sinopse deve ser incluído. Qualquer texto ou rótulo deve fazer parte do arquivo de imagem. Por favor, não use espaço em branco desnecessário ou um título “resumo gráfico” dentro do arquivo de imagem. Utilize a imagem para apresentar as informações, então dados repetidos ou redundantes devem ser evitados.

O modelo abaixo é um exemplo básico de resumo visual/gráfico que também está fornecido na CARTA DE APRESENTAÇÃO da Meio Ambiente (Brasil), contudo, deixaremos aqui abaixo não somente ambientes que podem ser criados Resumos Gráficos, como também links importantes sobre a criação de resumos gráficos de periódicos relevantes.

 800x500

 

LOCAIS GRATUITOS PARA CRIAÇÃO DE RESUMOS GRÁFICOS (PARA CRIAR)

SIMPLIFIED SCIENCE PUBLISHING (https://www.simplifiedsciencepublishing.com/resources/best-graphical-abstract-examples-with-free-templates)
CANVA (https://www.canva.com/)
VENNGAGE (https://pt.venngage.com/)
PIKTOCHART (https://piktochart.com/)
POWERPOINT (https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/powerpoint)
CREATELY (https://creately.com/pt/home/)
INFORGR.AM (https://infogram.com/login)
LUCIDCHART (https://www.lucidchart.com/pages/pt)
MINDTHEGRAPH (https://mindthegraph.com/)
BIORENDER (https://biorender.com/)
TIDBIT (https://tidbitapp.io/)

EXEMPLOS DE RESUMOS GRÁFICOS (PARA SE INSPIRAR): 

https://www.thelancet.com/pb/assets/raw/Lancet/infographics/graphics/abstract5-1639480792567.pdf (Mass drug administration of ivermectin and dihydroartemisinin-piperaquine against malaria in settings with high coverage of standard control interventions: a cluster-randomised controlled trial in The Gambia)

https://www.thelancet.com/pb/assets/raw/Lancet/infographics/graphics/abstract1-1627290642537.pdf (Safety, tolerability, and immunogenicity of an aerosolised adenovirus type-5 vector-based COVID-19 vaccine (Ad5-nCoV) in adults: preliminary report of an open-label and randomised phase 1 clinical trial)

https://www.ajkd.org/cms/attachment/4aae3ddc-4282-4f1d-9f41-f8ca54c66c7a/fx1.jpg (Incidence of ESKD Among Native Hawaiians and Pacific Islanders Living in the 50 US States and Pacific Island Territories)

https://www.jclinepi.com/cms/attachment/c1574010-8a10-455d-8620-12c3a82d4877/fx1.jpg (A meta-research study revealed several challenges in obtaining placebos for investigator-initiated drug trials)

https://www.kidneymedicinejournal.org/cms/attachment/ac3ee839-9aaf-48cf-8e64-7b1839204c7d/fx1.jpg (Sleep Apnea in Maintenance Hemodialysis: A Mixed-Methods Study)

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1748681520303843 (ARTIGO DE West, Lindsay e Hart, 2020, "Promoting your research using infographics and visual abstracts")

 

**Retirado e Modificado da Elsevier - Graphical Abstracts (https://www.elsevier.com/authors/tools-and-resources/visual-abstract)