Os media e o ambiente: Análise de questões ambientais em três jornais de Moçambique

Joaquim Muchanessa Nhampoca

Resumo


DOI

O presente artigo buscou analisar as matérias jornalísticas sobre questões ambientais publicadas em três jornais de maior circulação em Moçambique, nomeadamente, o Diário de Moçambique, o Notícias e O País, tendo recorrido à revisão de literatura e análise de conteúdo de 90 recortes de notícias ambientais. A análise e discussão das matérias publicadas permitiu a classificação do conteúdo em categorias de problemas ambientais, sendo que no conjunto dos jornais, as chuvas e inundações constituíram a notícia ambiental mais veiculada, seguido de ventos e ciclones, gestão de resíduos e biodiversidade. A maioria das notícias ambientais aparece como acontecimento de cariz informativo, destacando os impactos sociais e económicos dos eventos ambientais adversos. As causas da destruição ambiental e a acção humana sobre o ambiente são pouco evidenciadas, suscitando a especialização dos jornalistas em assuntos ambientais. Todavia, o jornal Notícias é o único com uma página regular sobre assuntos ambientais, denominada Ciência, Ambiente e Tecnologia.


Palavras-chave


Ambiente, matérias jornalísticas, media, meios de comunicação social.

Texto completo:

PDF (Português)

Referências


BECK, U. (2011). Sociedade de Risco: rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Editora 34.

Conjo, M. P. F., Chichango, D. B., & de Jesus, O. M. (2021). O papel da mídia na divulgação de informação sobre mudanças climáticas em Moçambique. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 7(11), 1635-1654.

Da Costa Bueno, W. (2007). Jornalismo Ambiental: explorando além do conceito. Desenvolvimento e Meio ambiente, 15.

Da Silva, M. B., Araújo, C. L., & Silva, J. S. (2020). Mídia e meio ambiente: A representação de atores sociais em notícias sobre as tragédias de Mariana e Brumadinho. New Trends in Qualitative Research, 4, 377-390.

De Abreu, G. X., & Felix, J. D. A. B. (2008). O meio ambiente na mídia–um estudo de caso do jornal de maior circulação de Brasília. Universitas: Arquitetura e Comunicação Social, 5(1).

Diário de Moçambique (2023, Março 25).

de Araújo Rodas, C., & Di Giulio, G. M. (2017). Mídia brasileira e mudanças climáticas: uma análise sobre tendências da cobertura jornalística, abordagens e critérios de noticiabilidade. Desenvolvimento e Meio Ambiente, 40.

Farranguane, A. J. (2015). O meio ambiente na imprensa moçambicana: o caso do Jornal Notícias. Dissertação de mestrado. Mestrado em Comunicação e Informação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre, Brasil.

Hannigan, J. (1995). Sociologia ambiental: a formação de uma perspectiva social. Editora Piaget, Lisboa.

Langa, N. (2021). Papel da Comunicação Social na promoção da Educação Ambiental em Moçambique: O caso de Estudo do Jornal Notícias de 2018. Monografia de graduação. Licenciatura em Educação Ambiental. Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique.

Sociedade do Notícias (2019). Sobre nós. Cidade de Maputo, Novembro 5. Disponível em https://jornalnoticias.co.mz/sobre-nos/sociedade-do-noticias-s-a/sobre-nos/ Acessado em 4/07/2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Joaquim Muchanessa Nhampoca

Meio Ambiente (Brasil) | ISSN: 2675-3065

CC-BY 4.0 Revista sob Licença Creative Commons
Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn