Preservação da cultura do povo indígena Fulni-Ô

Valdilene Valdice Santana, Bruno Luiz de Brito Matos, Cledson Tadeu Matos

Resumo


Mostrar os reais fatos históricos culturais do povo Fulni-ô torna-se fundamental para que haja o reconhecimento dos valores, dos pensamentos e das práticas indígenas, valorizando suas especificidades e procurando aprofundar cada vez mais esses conhecimentos. Partindo desses pressupostos a presente pesquisa relato, traz a vivência do projeto “Abril Indígena”, realizado na Escola Estadual Indígena Fulni-ô Marechal Rondon, localizada na Aldeia Grande do povo Fulni-ô, Águas Belas, Pernambuco. O objetivo da produção foi resgatar a importância de preservar a cultura Fulni-ô, discorrendo sobre a prática de um ciclo de atividades pedagógicas trabalhadas em abril de 2019, na escola supracitada. O procedimento metodológico se deu através de pesquisa de campo em que a observação e participação direta foram os principais instrumentos de suporte. Percebeu-se na culminância do projeto que os estudantes ficaram incomodados quanto ao andamento das posturas assumidas hoje na aldeia, principalmente quanto à prática da língua materna. O sentimento de pertencimento étnico é visível por todos, entretanto, pouco se faz para que esse sentimento seja fortalecido, a escola ainda é colonizada, ainda se faz imposições de valores através da educação.


Palavras-chave


Escola Indígena, Yaathe, Interculturalidade.

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