Extratos de mamona (Ricinus communis) como alternativa de controle de insetos-praga em feijão Comum (Phaseolo vulgaris)

Nzayadio Mampasi, Matembele Makilutila, Messias de Carvalho, Monizi Mawunu

Resumo


DOI

O feijão comum (Phaseolus vulgaris) é uma cultura que possui alto potencial de produtividade, entretanto é atacado por um complexo de pragas que podem comprometer esta produtivade. Neste contexto, para o manejo de pragas, a aplicação de inseticidas sintéticos é o principal método, logo, a fim de se obter outros métodos de controle alternativo que causam menor impacto ambiental, tem se estimulado o uso das plantas com atividades de inseticidas, como a mamona (Ricinus communis L.). Assim, este trabalho objectivou avaliar o efeito do extrato das folhas de mamona (rícino) no controle de insectos-praga do feijoeiro. Para isto, foi conduzido um experimento laboratorial com concentrações de 10 ml  de extrato de mamona (Ricinus communis L.). Utilizando o extrato aquoso de mamona observou-se uma mortalidade que variou de 9 a 29,6 % correspondendo a 75.9%. Conclui-se que o extrato de mamona foi efficiente sobre a mortalidade de Bemisia tabaci, Coccinella, Euschistus spp., Schistcerca spp, e Spodoptera spp.

 

 


Palavras-chave


Controle de insectos, plantas insecticidas, extratos vegetais

Texto completo:

PDF (Português)

Referências


Canale, M. C., Ribeiro, L. do P. ., Castlhos, R. V. ., & Wordell Filho, J. A. (2021). Pragas e doenças do feijão: diagnose, danos e estratégias de manejo. Boletim Técnico, (197).

EMRAPA (2001). Manejo da mosca branca na cultura de feijoeiro(Phaseolus vulgaris) no Norte do Brasil. P.1-50

TORRES E CRUZ (2021). Avaliação do uso de extratos de mamona (ricinus communis l.) como bioinseticida no combate à lagarta do maracujá. XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEFS SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 1-4

SANTOS B, (2001). A origem e a importância dos insetos como praga das plantas cultivadas. P.1-13

EMBRAPA (2014). Manual de identificação de insetos e outros invertebrados da cultura da soja. P.18-78

MOZZAQUATRO L. B., Rossato M. V., & Raddatz. (2021). 18 Congresso USP de Iniciacao Cientifica em Contablidade (Custo-benefício da Substituição de Insumo Químico por Biológico no Cultivo da Soja) . www.congressousp.fipecafi.org

PICANÇO, M. C. (2010). Manejo integrado de pragas agrícolas. Viçosa: UFV. P.119.

YOKOYAMA, M. ( 2006). Pragas. In: Feijão. Viçosa: Editora UFV, p. 341–359

QUINTELA, E. D. (2002). Manual de identificação dos insetos e outros invertebrados pragas do feijoeiro.Santo Antonio de Goias: Embrapa Arroz e Feijao. 51 p. (Embrapa Arroz e Feijão. Documentos, 142).

QUINTELA, E. D. (2001). Manejo integrado de pragas do feijoeiro. Santo Antonio de Goias: Embrapa Arroz e Feijão, 28 p. (Embrapa Arroz e Feijao. Circular TÈcnica, 46

TORRES, A.F., LASMAR, O.,CARVALHO, G.A., SANTA-CECÍLIA, L.V.C., ZANETTI, R., OLIVEIRA, D. (2013). Atividade Inseticida de Extratos de Plantas no Controle de Formiga Cortadeira, em Cafeeiro. Coffee Science, Lavras, v. 8, n. 3, p. 371-378,.

GREENPEACE (Brasil). Os Riscos Ambientais dos Pesticidas Neonicotinoides: uma análise das evidências pós-2013. 2015. Disponível em: . Acesso em: 08 julho. 2023.

PERON, F.; FERREIRA, G.C.A. Potencial inseticida de extrato de sementes de mamona (Ricinus communis L.) no controle da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda). In: VI Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica (2012), Anais, Maringá: Cesumar, 97-105.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Nzayadio Mampasi, Matembele Makilutila, Messias de Carvalho, Monizi Mawunu

Meio Ambiente (Brasil) | ISSN: 2675-3065

CC-BY 4.0 Revista sob Licença Creative Commons
Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn