PRODUTIVIDADE E GANHO ECONÔMICO DO EXTRATO PIROLENHOSO NA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR EM DOIS ANOS DE CULTIVO
Resumo
A produção da cana-de-açúcar e seus derivados colocam o Brasil em posição de destaque no mercado internacional. O extrato pirolenhoso é obtido no processo de produção de carvão vegetal através da condensação da fumaça, possuindo diversos fins na agricultura.
O presente trabalho tem o intuito de avaliar a eficácia dos extratos pirolenhosos na cana-de-açúcar em diferentes concentrações, visando aumentar a produtividade e maior ganho econômico. O trabalho foi conduzido na Fazenda Experimental Chã-de-Jardim, da UFPB, no município de Areia-PB. O delineamento utilizado foi o de blocos casualizados (DBC), em esquema fatorial 2 x 5, com quatro repetições. O primeiro fator constituiu-se de duas variedades de cana-de-açúcar identificados como C1: RB041443 e C2: RB867515, o segundo fator foi composto por cinco doses do bioestimulante natural Extrato Pirolenhoso, aplicados via foliar de forma isolada (0, 5, 10, 15 e 20 ml/L) a cada 30 dias. Foi analisada a viabilidade econômica com base nos custos de produção e no lucro bruto obtido por meio da diferença de produção baseado nos valores atuais de toneladas de cana por hectare (TCH). De maneira geral, os resultados demonstraram que no primeiro ciclo da cultura o genótipo RB867515 obteve melhor resultado com a dosagem de 20 ml/L do Extrato Pirolenhoso, enquanto no segundo ciclo a dosagem de 15 ml/L promoveu maior incremento na produção da variedade RB041443 destacando-se com melhor lucro.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Bruno Bondade, Santiago Alves de Oliveira, Joel Marx Gomes de Lima, João Antônio De Oliveira Silva, Edivaldo Barbosa da Silva, Domingos Francisco Correia Neto
Meio Ambiente (Brasil) | ISSN: 2675-3065
Revista sob Licença Creative Commons