Avaliação de custos de produção de soja convencional: um estudo de caso no município de Nova Mutum (Mato Grosso)

Rafael Rosa Rocha

Resumo


O estado do Mato Grosso, se destaca como maior produtor de soja do país, diante disto objetivo desse trabalho foi determinar os custos de produção e rentabilidade para cultura da soja convencional no município de Nova Mutum - MT, através de levantamento de dados em uma propriedade rural coletados na safra 2017/18, sobre os custos de produção. Para o desenvolvimento da pesquisa foram considerados os cálculos e a estrutura de custos do Instituto de Economia Agrícola (IEA), envolvendo o custo operacional efetivo e custo operacional total, também foram avaliados os indicadores de rentabilidade. Os resultados indicaram que que a cultura da soja convencional pode ser uma prática rentável, com índice de lucratividade (IL) 20%, e em todo o cultivo da soja o maior custo de produção 34,40% está no seu plantio

Palavras-chave


Rentabilidade, Soja convencional, índice de lucratividade

Texto completo:

PDF (Português)

Referências


Carneiro, D. M., Duarte, S. L. and Costa, S. A. Determinantes dos custos da produção de soja no Brasil. In: Congresso Brasileiro De Custos, 22., 2015, Anais… Foz do Iguaçu: Associação Brasileira de Custos.

Franco, C.; Eidt, K.M; Anunciato, K.M.; Torres, A.L.; Ferrerira, M.G.A. Soja convencional versus soja transgênica: Análise comparativa de custos de produção e rentabilidade na fazenda Missioneira, Campo Novo dos Parecis- MT. Anais... XLIII Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural. Campo Grande –MS: 2010.

Guzatti, N. C.; Franco, C. Custo de produção e rentabilidade para cultura da soja nas variedades convencional e transgênica em mato grosso. Revista UNEMAT de Contabilidade. Volume 4, Número 8 Ago./Dez. 2015.

IMEA. Instituto matogrossense de pesquisa agropecuária. Custos de produção de soja para Mato Grosso. Disponível em: . Acesso em 10.06.2020.

IMEA. lnstituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária. Estimativa de safra de soja. 4" Estimativa de Safra de Soja, abril de 2019a.2 p

Lavorato, M., Braga, M.. Custos de produção da soja no sistema convencional e no de precisão em Mato Grosso do Sul. Revista de Política Agrícola, Local de publicação (editar no plugin de tradução o arquivo da citação ABNT), 26, Dez. 2017.

Lima Filho, R. R.; Silva, A. S. L.; Aaguiar, G. A. M. Dependência do clima e da produtividade. Agroanalysis, v. 37, n. 10, p. 22-23, 2017. Disponível em: . Acesso em: 01 abril. 2020.

Matsunaga, M. Metodologia de custo de produção utilizada pelo IEA. Agricultura em São Paulo, São Paulo, v.23, n.1, p.123-39, 1976.

Menegatti, A. L. A; Barros, A. L. M. Análise comparativa dos custos de produção entre soja transgênica e convencional: um estudo de caso para o Estado do Mato Grosso do Sul. RER, Rio de Janeiro, vol. 45, nº 01, p. 163-183, jan/mar 2007.

Nogueira, S. F; Grego, C. R.; Quartaroli, C. F.; Andrade, R. G.; Holler, W. A.; Vital, D. M. Estimativa de estoque de carbono em sistemas de produção de soja na região norte Mato-Grossense. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 15. Campinas: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2010.

Osaki, M.; Batalha, M. O. Avaliação econômica dos sistemas de produção de milho, soja e algodão em Sorriso e Campo Novo do Parecis/MT. Custos e @gronegócio, v. 11, n. 3, p. 316-344, 2015.

Richetti, A. Viabilidade econômica da cultura da soja para a safra 2019/2020, na região centro-sul de Mato Grosso do Sul. EMBRAPA. Comunicado Técnico 251. Dourados-MS, agosto, 2019.

Saia, V.P.; Pigatto, G.P.; Santini, G.A. Custos comparativos da produção de soja transgênica e convencional para o estado de São Paulo. Anais... XLIII Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural. Campo Grande –MS: 2010.

Viana Filho, J. R.; Stoffel, T. M.; Flores, M. B. V.; Santos, B. P. Custo/Benefício da cultura de soja: análise comparativa do uso de agrotóxicos orgânicos e convencionais em Rondonópolis/MT. Custos e @gronegócio on line, v. 6, n. 1, jan./abr.,2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 RAFAEL ROSA ROCHA

Meio Ambiente (Brasil) | ISSN: 2675-3065

CC-BY 4.0 Revista sob Licença Creative Commons
Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn