Impacto socio-económico do vírus topo-em-leque sobre a produção da banana: caso fazenda sagribengo (Província do Bengo - Angola)

Sérgio Fernando Kussumua, Paulo Mununo Jõao Pedro, Romão Esmael Morais Dembo, Irina dos Anjos, Liudimila Quintas, Adolfo Dala Catuti

Resumo


DOI

A produção de banana na província do Bengo foi afectada, há um ano, pelo vírus topo-em-leque, um vírus que não tem consequências para a saúde humana mas traz consigo um impacto socioeconômico que resulta na redução drástica dos níveis de produção da banana. O presente estudo teve como objectivo geral propor medidas de diminuição do índice do vírus topo-em-leque da bananeira no campo agrícola do Bengo (Fazenda Sagribengo). No presente estudo foi empregue o método empírico por meio de observações, entrevistas aos produtores de banana as informações obtidas foram processadas numa folha de cálculos Excel e de igual forma os dados foram processados com aplicação de métodos estatísticos simples através do programa Excel. Os resultados obtidos e ou diagnóstico da doença demonstram que o agente causador da mesma é um afídeo ou pulgão que cientificamente é chamado por (pentalonia nigronervosa), ela também pode ser causada pelo material vegetativo proveniente das zonas infectadas pela doença ou ainda através das mudas. Com base nos estudos e investigações desenvolvidas chegou-se as seguintes conclusões: As plantações devem ser vistoriadas de 15 em 15 dias para detenção de qualquer anomalia, a partir dos primeiros 45 dias após a plantação. Todas as plantas atípicas devem ser imediatamente retiradas do campo porque elas podem significar o indício de graves problemas fitossanitários. Obteve-se as seguintes recomendações: Doravante precisamos ter uma especial atenção com as nossas plantações, as tecnologias que utilizamos assim como o estado fitossanitário das nossas plantações; Que se faça a divulgação do presente trabalho.


Palavras-chave


Palavras-Chaves: Banana, Vírus topo-em-leque, Socioeconómico

Texto completo:

PDF (Português)

Referências


ATSUMOTO, K.; BRANDAO, AKC. (2000). Comparação de sistemas de imersão temporária e permanente para o cultivo in vitro de banana. Infomusa , Montferrier sur Lez, v.11, p.36-37-.

BATISTA; MARINHO; MILLER (2002). Comunicado Técnico. Praga Quarentenária A1. Bunchy Top da Bananeira. Banana Bunchy Top Nanavirus. Pág. 4.

BORGES, A. L.; OLIVEIRA, A. M. G.; SOUZA, L. (2000). A cultura da banana: aspectos técnicos, sócio-econômicos e agro-industriais. Brasília, 1987. p. 197-260.

CABI. (2013). vírus e viróides quarentenários para o brasil - revisão, diagnose e perspectivas futuras, Brasil, pág. 15.

Castanheira Diniz, A. (1973). Características mesológicas de Angola.

Coq (1959). Diagnostico do vírus topo-em-leque. Brasil

Domingos (2014). 7ª Edição da Feira da Banana no Bengo abre com 150 expositores. Disponível em http://tpa.sapo.ao/noticias/economia/7-edicao-da-feira-da-banana-no-bengo-abre-com-150-expositores. Acessado em 20 de maio 2014.

FAO. Food and agricultural organization. (2007). Disponível em . Acessado em: 20 maio 2014.

FAO. Food and agricultural organization. (2011). Disponível em . Acessado em: 20 maio 2014.

FIORAVANÇO (2003). Mercado Mundial da Banana. Disponível em: . Acessado em: 4 maio 2014.

GOMES; NÓBREGA. Comportamento de cultivares e híbridos de bananeira na região produtora do Estado do Espírito Santo. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, pág.11-13, 2000.

Plantas online. Disponível em https://www.olx.com.br/anuncios/plantas-online. Acessado em 2014.

VERDEJO, M. E. (2006.). Diagnóstico rural participativo: guia prático DRP. Brasília: MDA / SAF.

VIEIRA, L. C. R. (2009). Avaliação de cultivares de bananeira na microrregião de Aquidauana. MS. 3f.. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Aquidauana, Aquidauana/MS.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Sérgio Fernando Kussumua

Meio Ambiente (Brasil) | ISSN: 2675-3065

CC-BY 4.0 Revista sob Licença Creative Commons
Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn